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O que é Marketing?

Postado por Bernardo Marotta |

A tradução de marketing, para o português, é mercadologia , muito embora os dicionários Aurélio e Michaelis já contemplem o vocábulo marketing. A tradução, com a terminação "logia", reforça a idéia de que corresponde a um novo campo de estudos.

Muitos, muitos mesmo - é até cultural -, confundem marketing com propaganda. Marketing, definitivamente, não é propaganda, ou pelo menos, não só propaganda. Propaganda é somente uma sub-parte do marketing. E, para o marketing de serviços, a propaganda tem sua importância reduzida, pois a melhor propaganda, nessa área de serviços, é a boca a boca. Mas esse não é o assunto hoje ...

O marketing, originalmente, é oriundo da economia, e alçou vôo próprio e independente da economia, quando se constatou que a base de conhecimento para uso do marketing precisava ser maior, mais abrangente, compreendendo, entre outras: sociologia, antropologia, estatística e psicologia.

Theodore Levitt, autor clássico da área, tem uma definição de marketing, muito utilizada e divulgada:

"Marketing é obter e manter clientes."

Essa definição, a nosso ver, é excelente como objetivo do marketing, mas não como definição do que é marketing.

O grande nome do marketing é, sem dúvida, Philip Kotler, que tem os livros de marketing mais lidos, adotados e traduzidos. Ele, em um dos seus últimos livros "Marketing para o século XXI", 1999, Editora Futura, reconheceu como o objetivo do marketing "o gerenciamento da demanda". É um conceito que merece nossa atenção e nosso sereno posicionamento, após, necessariamente, algum tempo de reflexão.

Philip Kotler tem algumas outras definições interessantes:

1. O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
2. Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.
3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

Esta última definição está no livro mais recente de Philip Kotler, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003.

Como temos hoje o marketing pessoal, a colocação "empresarial" da última definição de Kotler, soa estranho. Mas esta é outra discussão que há na área, se marketing se constitui em uma área de estudos ou é apenas um conjunto, um apanhado de conceitos e conhecimentos de outras áreas.

Eu encaro o marketing como um conjunto de conhecimentos, oriundos de diversas áreas do conhecimento humano, que tenham aplicação para facilitar as trocas que se efetuam no mercado. Para mim marketing é mais a aplicação. metodologia, prática dos conhecimentos que favoreçam o estabelecimento de trocas proveitosas no mercado, enfim, é mais tecnologia do que ciência.

Muitos definem, operacionalmente, marketing, como um processo.

Marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".

Esta é a definição da AMA - American Marketing Association.

Neste tipo de definição, mais operacional, o marketing é visto como um apanhado de conceitos de outras áreas. Mas alheio a isto, os estudiosos de marketing continuam avançando seus estudos com o intuito de dar sustentação ás necessidades do mercado e aos decorrentes lançamentos, subdividindo-se em vários grupos de estudo, a saber:

marketing pessoal;
marketing político,
marketing interno ou "endomarketing",
marketing de serviços,
marketing de massa,
marketing das nações,
marketing social,
marketing de relacionamento;
marketing de experiências e
marketing organizacional.

E, com certeza, podemos ser interrompidos por alguém que cite, apropriadamente, outro "tipo" de marketing.

Para mim, restam somente duas frases, uma definição e um objetivo, simples e diretas:

Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado.
O objetivo do marketing é obter e manter clientes.

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Africa do Sul apresenta o filme

Postado por Bernardo Marotta |

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iPhone 4 | Vídeo promocional

Postado por Bernardo Marotta |

Steve Jobs acabou de anunciar (mesmo que sem muito alarde com o design devido ao caso do aparelho esquecido num bar) o novo iPhone 4 com inúmeras melhorias e diversas funcionalidades, como o FaceTime (que permite vídeo conferência) e o Display Retina (que melhora significamente o contraste das imagens).

Abaixo o vídeo promocional do novo “brinquedo” da Apple:


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Twitter

Postado por Bernardo Marotta |

Infográfico | A república do Twitter

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Para quem curte dados recentes do Twitter, vai adorar esse excelente infográfico desenvolvido pela revistaSuper Interessante que traz algumas informações relevantes sobre essa rede social de sucesso, como por exemplo o “horário nobre” para tuitar. Confira:

bd-twitter-demografiabd-twitter-pibbd-twitter-producao-culturalbd-twitter-mais-seguidosbd-twitter-nacionalidadesbd-twitter-turismobd-twitter-ri


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21:13

Heineken

Postado por Bernardo Marotta |
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Peugeot 207 Quiksilver

Postado por Bernardo Marotta |
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Samsung 3D LED TV

Postado por Bernardo Marotta |
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iPad + Velcro: uma combinação perfeita

Postado por Bernardo Marotta |
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McDonald's quer ter cara de restaurante

Postado por Bernardo Marotta |

Lema mundial é testar padrões, sem se prender a conceitos, e abandonar o rótulo de fast-food



Segundo Mauro Multedo, VP de marketing do McDonald’s no Brasil, a única meta preestabelecida é dar ao ambiente ares de restaurante

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12:52

Vicente Falconi - Liderar é bater metas

Postado por Bernardo Marotta |
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